
O que podemos perceber nas Pirâmides Etárias ao lado é que as pessoas estão vivendo por mais tempo ou seja morrendo mais velhas.Isso acontece porque as condições de vida melhoraram,agora as pessoas tem mais assistência na saúde,e em muitas outras coisas,com o pais se desenvolvendo a maneira de viver mudou as mulheres não querem mais ficar só em casa fazendo os trabalhos domésticos e cuidando dos filhos,alem do que as mulheres também não querem ter tantos filhos como antigamente, hoje em dia elas querem ser independentes,com isso a taxa de natalidade diminuiu.
O Brasil ainda é um país emergente e não é desenvolvido mas está no processo de desenvolvimento,O Brasil, apesar de ser um país industrializado e capitalista, não se apresenta no centro do capitalismo mundial, pois se enquadra como uma economia dependente e periférica. No entanto, o país pode ser classificado como semiperiferia.O Brasil é um país subdesenvolvido industrializado. Isso significa que o país possui um sistema político-econômico vinculado ao capitalismo. Esse processo promove a apresentação, no país, da maioria das empresas da iniciativa privada, que têm como principal finalidade a busca incessante de lucros. Dessa forma, o conjunto de atividades econômicas influencia diretamente na configuração da economia nacional.
- Padrão de vida de grande parte da população entre os níveis baixo e médio;
- IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): entre os níveis médio e alto;
- Renda per capita (PIB per capita) entre 5 e 8 mil dólares.
- Setor industrial em desenvolvimento;
- Crescimento da infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos, ferrovias, etc.);
- Existência de processo de êxodo rural (migração do campo para os centros urbanos).
- Mudanças significativas e positivas na estrutura social e econômica da população: diminuição da pobreza e aumento da classe média baixa;
- Crescimento positivo na geração de empregos;
Observação: vale dizer que um país não precisa apresentar todas as características acima para ser considerado emergente, mas sim boa parte delas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário